“Novas estratégias do INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso) para ajudar o consumidor brasileiro na escolha do melhor colchão”
O ano de 2020 trouxe grandes desafios para as empresas e pessoas em geral, tivemos que reaprender maneiras de convívio e modernizar nossa forma de trabalho. Para o INER não foi diferente. Criado à 36 anos, o Instituto, que tem como principal missão melhorar a qualidade do sono dos brasileiros através dos colchões que levam seu Certificado Pró-Espuma, teve que se reestruturar para atender à essa nova realidade.
“Entendemos que toda crise é também uma grande oportunidade, e foi com esta visão que refizemos nosso plano de trabalho para 2020 e conseguimos não só superar as dificuldades, mas crescer 21% no número de colchões certificados em 2020.
Em março e abril, quando a pandemia de COVID se iniciou, nossos associados, assim como todos os produtores do mercado, tiveram suas operações suspensas e sofreram um forte impacto. Observando este cenário, o INER iniciou seu processo de reestruturação para diminuir os custos de operação e investir mais na comunicação com os lojistas, vendedores de lojas e consumidor final” explica Fabiana Manzano – diretora executiva do INER.
Estrutura mais dinâmica e cursos de formação liberados para todo o mercado
Sem perder o foco na qualidade, o INER revisou toda a sua estrutura e transformou a operação administrativa em 100% virtual, eliminando os custos físicos. Adotou também uma nova estratégia de reuniões e treinamentos virtuais, possibilitando aumentar o número de encontros e treinamentos técnicos sobre o Certificado Pró-Espuma.
Pensando nos profissionais que estavam em casa, mesmo aqueles que não eram diretamente ligados aos fabricantes associados, o INER liberou o acesso para seus cursos online: Introdução à Venda de Colchões, Especialista em Vendas de Colchões e Gestão de Lojas de Colchão, assim muitos profissionais puderam melhorar sua formação e capacitação para atender aos consumidores com mais qualidade.
“No primeiro mês de curso aberto tivemos um recorde de inscrição, recebendo mais de 220 novos alunos; taxa de inscrição mensal que não tínhamos desde o lançamento dos cursos. As pessoas estão em busca de oportunidades para o aprimoramento profissional e o INER, uma instituição com foco na qualidade do mercado, se sente no dever de contribuir com esses profissionais. Os cursos continuam liberados e o Instituto irá trabalhar para lançar novos cursos este ano”.
“A influência do vendedor na escolha do colchão ainda é muito grande, apesar do crescimento da venda online, e por isso o INER investe nessa capacitação. Quanto mais conhecimento e quanto melhor for a formação dos vendedores e lojistas mais o consumidor será beneficiado” afirma Fabiana.
Foco na Comunicação com o Consumidor Final
“Aliado a estas ações, aumentamos nosso investimento nas mídias sociais e na comunicação com o consumidor pois percebemos que ao ficar mais em casa, as pessoas passaram a valorizar mais o conforto do lar. O “dormir bem” e consequentemente o colchão, que muitas vezes eram secundários frente ao lazer e as atividades externas, passaram à ter uma importância maior. O consumidor se tornou mais atento e passou a valorizar mais a qualidade do produto, mesmo que esta represente um investimento um pouco maior”.
O INER, durante esse ano, focou sua comunicação na importância do sono para a saúde e para a melhoria da imunidade das pessoas e em como um colchão de qualidade pode ajudar nesta conquista. Isso se traduziu no aumento de vendas de colchões certificados em mais de 20%.
“Percebemos que a pandemia acelerou ainda mais os processos de compra e busca de informações online. O consumidor que chega até a loja física já pesquisou e buscou informações previamente na internet, por isso o Instituto investe muito nesta comunicação”.
Pró-Espuma: Único Certificado que Garante Qualidade Superior
O Certificado Pró-Espuma exige que o colchão atenda normas de qualidade com parâmetros e testes muito mais rigorosos que todos os outros selos do mercado, inclusive o selo do Inmetro. Além disso, para ter o certificado Pró-Espuma um colchão não pode ter componentes de “enchimento” como placas de EPS (conhecido como Isopor), que se tornou muito comum no mercado brasileiro.
As placas de EPS (isopor) são utilizadas para redução do custo de produção, mas para o consumidor não fica claro na hora da compra que se trata de um colchão misto e não de um colchão 100% espuma. Esta é uma prática que o INER procura esclarecer, informando o consumidor sobre a composição ideal e os benefícios de uma espuma de qualidade, afinal são 36 anos estudando e analisando espumas e colchões de molas.
Os Colchões com o Certificado Pró-Espuma, conferido pelo programa do INER, além de seguirem normas de produção mais rígidas são fiscalizados mensalmente, isso representa a garantia para o consumidor na hora da compra. “Mesmo com todas as dificuldades deste ano, o INER manteve os parâmetros do Certificado Pró-Espuma e seu programa de qualidade” finaliza Fabiana.
Sobre o INER
O Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER) foi criado em 1984 como uma iniciativa de um seleto grupo de fabricantes de colchões e de matérias-primas. Em 1984, foi responsável por desenvolver a primeira norma técnica para fabricação de colchões de espuma no Brasil e, em 2004, projetou a primeira norma técnica para colchões de mola.
Por meio de seu certificado Pró-Espuma, que conta com rigorosas normas de qualidade, o INER já certificou mais de 32 milhões de colchões de espuma e mola e mais de 300 mil travesseiros e estofados.